Trabalho de metodo de estudo
Nome: Hilario Cumbe
Turma 2
TEORIA DE CONHECIMENTO
Docente:
Dr. Calisto Jeque
Maputo:
Fevereiro de 2015
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar em poucas palavras, sobre métodos de estudo e de investigação científica, e também sobre a teoria de conhecimento onde serão citados os tipos de conhecimentos.
2. MÉTODO DE ESTUDO E DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
2.1 Conceitos
Segundo Lakatos e Marconi (2000), dentro das ciências sociais pode-se acrescentar
Métodos de abordagem, e técnicas de procedimento, às vezes também tomadas por
Métodos de estudo, que seriam etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termosde explicação geral do fenômeno. Método (do Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente, "caminho para chegar a um fim").
Sobre este assunto, pode-se referir que: O método é o caminho para se chegar à verdade, a uma conclusão.
O Discurso sobre o “Método de Descartes”, obra seminal de 1619, e um dos momentos charneira do Iluminismo, que abriu o caminho para a ciência moderna e para o Método de Investigacao Científica em geral. Em ciência, em geral, o método científico é constituído por uma série de passos codificados que se têm de tomar, de forma mais ou menos esquemática para atingir um determinado objectivo científico. contudo pode-se definir Método de Estudo e de Investigacao Cientifica como o procedimento de: Investigar; Procurar conhecimento; Descobrir, de forma sistemática, para estabelecer factos e relações .
3. A TEORIA DO CONHECIMENTO
A teoria do conhecimento propriamente dita tem início na Idade Moderna, no século
XVII, com Galileu e outros cientistas que, ao criarem um novo modelo de investigação do mundo fenomenal e ao redefinirem o papel das ciências particulares, despertaram nos filósofos uma preocupação com os fundamentos, as possibilidades, os limites e o alcance do conhecimento humano, além de certa reserva aos argumentos de autoridade que