Estudos e métodos de trabalho
O desconhecimento da rotina do trabalho, é um dos males que pode enfermar a organização. De entre várias soluções para colmatar este mal afigura-se o conhecimento do trajecto dos operários e dos materiais. Assim, nesta unidade falaremos da circulação e movimentação dos materiais. Para tal, começaremos por abordar a questão da implantação da fábrica.
1. Implantação da Fábrica
Entende-se por implantação de uma fábrica, de uma oficina ou de uma zona de trabalho, a localização dos serviços ou oficinas das fábricas, das máquinas, postos de trabalho e pontos de armazenagem nas zonas de trabalho, assim como, escritórios e diversas instalações destinadas ao pessoal, uns em relação aos outros.
O aumento da produtividade de uma organização e a sua eficiência depende, consideravelmente, de uma boa implantação da fábrica. Porém, a eficiência determinada pela boa implantação varia de organização para organização. Uma má implantação da organização pode causar movimentos inúteis de materiais, o que trará, como consequência, o desperdício de tempo e força por parte dos operários. Assim, há uma necessidade de saber organizar a organização, o que passa, necessariamente, por saber instalar a empresa, fábrica ou indústria.
A responsabilidade de estabelecer melhorias na implantação da organização está adstrita ao profissional do estudo do trabalho. No entanto, devido aos múltiplos aspectos relacionados com a implantação, tais como a canalização, a colocação das máquinas, do material e outros, torna-se imperioso que o profissional do estudo do trabalho realize sua tarefa com o auxílio do director da organização e do engenheiro responsável pelas instalações.
1.1.1 Importância da implantação A importância de uma boa implantação pode ser vista em relação: 1. Ao peso, dimensão e mobilidade do produto, na medida em que se o produto for pesado e de difícil manuseio torna-se necessário que seu deslocamento seja o mínimo possível. Nessas