Trabalho de Met
ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL NO SETOR ALIMENTÍCIO
Goiânia-GO
Dezembro-2013
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia
Disciplina: Metodologia Científica e Tecnológica
Turma: A03
Professora: Renata Medici Frayne Cuba
Alunas: Isabela Mansur Rios Moreira Kamilla Nayara Morais Lima
ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL NO SETOR ALIMENTÍCIO
Goiânia-GO
Dezembro-2013
1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Atualmente, no Brasil a indústria alimentícia tem um percentual de crescimento nominal de produção de 12,66% (ABIA, 2012). Com esse crescimento o layout da fábrica e o processo do produto podem ficar comprometidos, devido à expansão exagerada sem controle.
A elaboração do layout e o rearranjo do processo é uma atividade multidisciplinar, que envolve diversas áreas da empresa, as importantes decisões no layout e no processo afetam a capacidade de instalações e a produtividades das operações e certas mudanças no arranjo físico podem implicar em dispêndios consideráveis de dinheiro.
Com a falta de planejamento do layout sem muita preocupação com o crescimento, a indústria pode notar uma perda de tempo no deslocamento, excesso de fluxos secundários e excessiva acumulação de pessoas e documentos dificultando o aumento do espaço físico.
Desta forma, a melhoria parte de alguns princípios: Princípio da economia do movimento, princípio da flexibilidade e o principio da integração; que levam a um levantamento da situação atual seguindo de um estudo das soluções alternativas partindo para a consolidação da solução escolhida e, por fim, a implantação e avaliação do arranjo físico escolhido.
Logo, o pressuposto visa obter um fluxo de informações eficiente, utilizando melhor a área disponível e aumentar a flexibilidade para as variações necessárias, como o