Trabalho de mecânica
Eletromagnetismo
A nova ciência do Eletromagnetismo, que é uma combinação dos fenômenos elétricos e magnéticos, foi desenvolvida por muitos pesquisadores em diversos países. Um dos mais importantes foi Michael Faraday, um talentoso físico experimental dotado de grande intuição e visão, fato este que é atestado pelo fato de que suas anotações de laboratório não contem uma única equação. Na metade do século XIX, James Clerk Maxwell deu forma matemática as idéias de Faraday, introduziu muitas idéias próprias e estabeleceu as bases teóricas do eletromagnetismo.
As equações de Maxswell desempenham, no eletromagnetismo, o mesmo papel que as leis de Newton na mecânica clássica e as leis da termodinâmica no estudo do calor.
A grande descoberta de Maxswell no eletromagnetismo foi que a luz e uma onda eletromagnética e que, portanto, sua velocidade escalar pode ser determinada efetuando-se medidas puramente elétricas e magnéticas. Com esta descoberta, ele relacionou a antiga ciência da ótica com a eletricidade e o magnetismo. Heinrich Hertz deu outro grande passo produzindo o fenômeno eletromagnético denominado por ele de “ondas maxwellianas”, e que agora chamamos de ondas curtas de rádio.
Carga Elétrica
Cada objeto, em nosso visível e tangível mundo, contém uma enorme quantidade de carga, entretanto, geralmente tal fato não se revela porque o objeto contém quantidades iguais de duas espécies de carga: carga positiva e carga negativa. Com tal igualdade (ou equilíbrio) de cargas, dizemos que o objeto está eletricamente neutro, isto é, ele não contém nenhuma carga liquida para interagir com outros objetos. Quando as duas cargas não estão em equilíbrio, existe uma carga liquida que pode interagir com outros objetos, dando-nos conta de sua existência. Objetos carregados (que possui pequena quantidade de carga desequilibrada) interagem exercendo forças uns sobre os outros. Cargas iguais (que possuem o mesmo sinal) se repelem e cargas diferentes (com