Historia
Ensinar e aprender são as duas tarefas constitutivas do fazer da sala de aula. Entretanto, o lugar e a ênfase que se dá a cada uma destas tarefas caracterizam as diferentes concepções teóricas que estão subsidiando a prática pedagógica. Na maioria das vezes o professor em sua sala de aula sem se dar conta de que seu fazer é orientado por uma determinada perspectiva teórica. Assim, ao trabalhar com os diferentes conteúdos pode estar priorizando o ensinar ou o aprender, a transmissão ou a construção do conhecimento. Tomar consciência daquilo que faz compreender o que e porque está fazendo algo, porque está usando determinadas estratégias e não outras são fundamentais para um trabalho sério e produtivo e fazer com que o aluno se considere ativo na construção do seu conhecimento e o papel do professor, através da interação entre professor-aluno e aluno-aluno.
Para fazer com que o aluno se veja como sujeito construtor e construído pela sociedade. Se faz necessário que a relação entre professor-aluno não seje uma relação de imposição, como era até pouco tempo atrás, mas sim uma relação de respeito, cooperação e crescimento. O aluno tem que se considerar ativo na construção do seu conhecimento e é papel do professor proporcionar isto, através da interação entre professor-aluno e aluno-aluno.
Compreender o processo de ensinar e aprender, seja na aula de Educação Física ou na escola como um todo, é algo inacabado, pois como professores reflexivos não queremos encontrar respostas prontas e únicas, queremos buscar, descobrir, interagir e mediar processos de reflexão sobre os saberes pessoais e profissionais que nos levaram a ser professores, que nos levaram a acreditar nessa profissão que diante dos rumos que tomou a sociedade contemporânea, acaba desprestigiada e desvalorizada por muitos, mas que é cada vez mais necessária para não sermos consumidos pela alienação a que se propõe a sociedade capitalista de livre mercado.