Trabalho de Mecânica dos Fulidos
Esse relatório tem objetivo estudar de forma prática as diferenças de pressão de um fluido em uma tubulação e/ou instrumentos e apresentar seus resultados.
Neste processo utilizamos a tubulação composta por registros, tudo de Pitot, tubo de Venture, medidor de vazão, conexões além do manômetro diferencial tubo em “u” onde foram realizado as medições.
Neste experimento, tivemos algumas dificuldades para a sua realização, devido ao manômetro diferencial tipo “U” estar com vazamento em uma de suas mangueiras.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Tubulação
2.1.1 Características
Composta por 11 registros sendo 2 de esfera e de 9 de gaveta é feita por tubos de cobre, pois tem uma resistência melhor a oxidação.
Nesta tubulação temos canos de ½”, ¾” e de 3/8”.
Figura 1 – Tubulação em cobre.
3 Manômetro diferencial em "U"
3.1 História
O Manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases.
O aparelho é construído basicamente em tubo reto em forma de “U” preenchido com fluído manométrico até a sua metade, sendo que as extremidades deste tubo devem estar abertas para a atmosfera.
O Manômetro de Tubo em “U” é um padrão primário porque a diferença na altura entre os dois ramos constitui sempre uma idéia real da pressão independentemente das variações do diâmetro interno dos tubos. (Efeito da capilaridade).
3.2 Características
Os manômetros de coluna líquida podem ser em forma de 'U' ou ter uma única coluna. Para se forçar o líquido a percorrer uma maior distância utilizam-se colunas com inclinação (uma vez que a pressão obriga a subir o que exige um maior deslocamento no caso de a coluna estar inclinada), sendo necessário conhecer o ângulo relativo à horizontal com precisão. Os manômetros de coluna líquida podem ser divididos em manômetros de dois ramos abertos e manômetros truncados.