Trabalho De Mec
Estruturas Cristalinas
Engenharia Civil
6ºE – Noturno – Memorial
Sala 405
Dezembro de 2014
ÍNDICE
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 5
3. APRESENTAÇÃO DAS ESTRUTURAS 7
3.1 Prevalência da estrutura cristalina 8
3.2 Sistemas cristalinos 8
3.3 Sistemas de cristalização 9
3.4 Redes de bravais 11
3.5 Grupos pontuais e espaciais 12
3.6 Relações de simetria nos cristais 12
3.7 Piezoelectricidade e plarização 12 3.8 Materiais ferroelétricos ............................................................................12 3.9 Minerais que correspondem às sete estruturas ..........................................13
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
5. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 20
1. OBJETIVO
1. OBJETIVO
O objetivo do trabalho consiste em compreender as estruturas físicas, químicas dos minerais, e conseguintemente suas estruturas geométricas espaciais, com as várias faces, vértices e arestas trabalhadas por vários fatores, como pressão, temperatura, tempo etc. Modelando das mais diversas formas, tamanhos, densidades, dureza, cor e traço. Formando assim, das mais variáveis formas de polígonos. Com suas diversas aplicações no cotidiano.
2. INTRODUÇÃO
2. INTRODUÇÃO
Os materiais sólidos podem ser cristalinos ou amorfos. O conceito de estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica.
As estruturas cristalinas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada, Retículo Cristalino. Possuem, portanto, estruturas cristalinas os sais, Metais, e a maior parte dos minerais.
As moléculas das estruturas cristalinas podem possuir dois tipos de ligações, as direcionais, em que se incluem as covalentes e dipolo-dipolo e as não-direcionais em que estão as ligações metálica, Iônicas van der Walls.
As estruturas cristalinas são formadas por células unitárias que são sua