TG 2014 Novembro
Aluno:
FÁBIO VALENTE SALVINO RA 1310849
POLO
AGUAÍ
2014
Questão dissertativa para TG
TG (Trabalho em grupo) Administração – Prof. Julio Konevalick
Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar seus recursos financeiros.
(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011.
Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior
(2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país?
Justifique sua resposta
A economia brasileira é a que recebe maiores investimentos diretos e também a que mais cresce na América do Sul, por isso é o principal parceiro econômico na América Latina, nos quinze primeiros anos do século 21 seremos uma das maiores plataformas exportadoras, devido a crise a União Européia injetou mais de 500 bilhões de euros nos bancos europeus para empréstimos as Pessoas físicas e jurídicas a juros baixíssimos. Em torno de 3% a.a para empréstimos com a taxa de juros brasileiros dos bancos brasileiros baseada na Selic em 10%, também para aplicação nos papéis da divida pública brasileira.
Os europeus emprestam euro a 3% a.a e aplicam com um rendimento de 10% a.a isso na divida pública, então ganham na diferença que é 7% apenas nos juros. Então ganham na aplicação pois convertem dólares e euros em reais para fazer as aplicações e quando retiram convertem reais em dólares, o que gerou o Tsunami financeiro no Brasil. Em 2011 os juros ainda eram altos no Brasil com relação aos outros países, a valorização do real perante o dólar