Trabalho De Mec Nica
Faculdade de Engenharia –– João Monlevade
Engenharia Ambiental
ENGRENAGENS
João Monlevade
2008
INDÍCE
1- Introdução 4
2- Considerações iniciais 5
3- Cálculo 5
4- Nomenclatura 6
5- Tipos de engrenagens 7
5.1- Engrenagens de dentes retos 7
5.2- Engrenagens helicoidais 8
5.3- Engrenagens cônicas ou coroas 9
5.4- Engrenagens sem-fim 11
5.5- Pinhão e cremalheira 12
5.6- Engrenagens satélites e relações de engrenagens 13
5.7- Engrenagens involutas e detalhes 14
6- Conclusão 15
7- Referências bibliográficas 15
1- INTRODUÇÃO
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, freqüentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.
Mais uma coisa que as engrenagens fazem é ajustar a direção de rotação. Por exemplo, no diferencial existente entre as rodas traseiras do seu carro, a energia é transmitida por um eixo que passa pelo centro do carro, o que faz com que o diferencial tenha de "deslocar" essa energia em 90º, para aplicá-la sobre as rodas.
2- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O termo engrenagem, embora possa ser empregado para designar apenas um dos elementos, normalmente é empregado para designar a transmissão, sendo assim, engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Como são elementos rígidos, a transmissão deve atender a algumas