Trabalho De Materiais Ceramicos
1- Introdução
2- Características
3- Difusão dos materiais cerâmicos
4- Tipos e característica de materiais
5- Porcelanato
6- Revestimento cerâmico
7- Defeitos dos materiais cerâmicos
8- Conclusão
9- Bibliografia
INTRODUÇÃO
O ponto de vista deste trabalho é encontrar os tipos e características de materiais cerâmicos utilizados na construção civil levando em consideração as dimensões, preço, problemas, qualidades e mostrar a importância desses materiais.
Os processos de fabricação dos materiais cerâmicos são quase todos muito parecidos, o vidro é setor em que mais se diferencia . A grande maioria matéria-prima dos materiais cerâmicos são encontrado por toda a crosta terrestre e até mesmo em depósitos. Esses materiais passam por uma preparação da massa, depois vem a formação das peças, com a colagem, a prensagem, a extrusão, depois se tem um tratamento térmico com sua secagem, queima e dando um fino acabamento do material.
Antigamente esse material era aplicado apenas em uma certa altura perto do chuveiro redor de pias, mas hoje em dia deparamos com esses materiais em fachadas, pisos, por toda a cozinha, banheiro esses azulejos são intensamente usados devido as suas características de higiene e impermeabilização.
Existem fábricas desses materiais espalhadas em muitos estados brasileiros, mas a maior concentração se localiza em Santa Catarina e São Paulo.
Quando surgiu os materiais cerâmicos?
Durante a historia da humanidade o homem sempre buscou na natureza meios que facilitasse a sua vida, os indivíduos que antes colhiam frutos , caçavam e pescavam para obter seu sustento e migravam com frequência um dia descobriu que podia cultivar seus alimentos e ao invés de cavernas podiam construir suas casas.
A partir dai começaram a construção de casas de madeira, de pedras, de madeira e barro o famoso pau-a-pique ou enchimento utilizado ate hoje em alguns estados brasileiros com maior influencia no nordeste.