Resumo Raianne
O artigo mostra uma abordagem clara sobre negociação, demonstrando o conceito, os tipos de negociações existentes e as formas corretas e agressivas do ato de negociar, levando em consideração os pontos importantes que envolvem esse processo e baseando-se no que é preciso para evitar erros que podem comprometer o final da transação, verificando a importância de uma boa comunicação e que atenda a quesitos básicos de dialogo que possa ganhar a confiança e credibilidade, apresentando idéias de forma clara e sincera, mantendo uma postura adequada fazendo uso de uma ética profissional coerente e considerando as necessidades do cliente, havendo propensão para mudanças, utilizando inovações que facilitem a comodidade e aceitação no mercado. Mostrando o estilo do negociador que deve manter uma postura que apresente habilidade técnica, interpessoal, conhecimento do negócio e disponibilidade para atender as necessidades durante todo o processo da negociação.
2. Conceito de Negociação
Dentro de uma área comercial existem diversos problemas e dificuldades para se manter ativo no mercado. Uma das dificuldades é a de atender por complento a satisfação dos clientes, para que essas necessidades sejam atendidas, tanto dos clientes como da empresa, é preciso que haja uma boa negociação.
A negociação pode ser definida da seguinte forma: Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1986, p. 5).
Para o autor, negociar consiste na aceitação de idéias em busca de um bom resultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação. No processo de negociação é preciso que se estabeleçam objetivos, lembrando que para se manter no mercado é preciso que haja