Mecânica
UNIDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO MECÂNICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Profª. Manuella do Nascimento.
MATERIAIS CERÂMICOS
Antônio Carlos da Silva Filho[1]
RESUMO
Apresenta as características e estrutura dos materiais cerâmicos. Tendo como objetivo, explicar suas características através de suas estruturas. Visto a grande utilização de materiais cerâmicos nas mais diversas áreas, se tem a curiosidade do que explica suas características. A metodologia adotada foi on-line. E observou-se suas principais propriedades.
Palavras-chave: Material cerâmico. Cerâmicos tradicionais. Cerâmicos técnicos.
1 INTRODUÇÃO
A palavra cerâmica vem do grego “Keramos”, que significa coisa queimada, indicando que para serem observadas suas propriedades químicas o material precisa passar por um processo térmico de alta temperatura, chamado queima. A maioria dos materiais cerâmicos são compostos entre elementos metálicos e não-metálicos para os quais as ligações são totalmente iônica ou predominantemente iônicas, mas tendo algum caráter covalente. É quase impossível abris os olhos e não ver um produto cerâmico ou um produto que depende do engenheiro ou do cientista cerâmico para sua existência.
2 MATERIAIS CERÂMICOS
De acordo com Lino (2006) os materiais cerâmicos são uma combinação de elementos metálicos e não-metálicos, ligados por ligações iônicas e/ou covalentes. Eles são normalmente divididos em dois grupos, os cerâmicos tradicionais, constituídos por argila, sílica e feldspato, e os cerâmicos técnicos ou de engenharia, geralmente formados por compostos puros, ou quase puros, tal como óxido de alumínio (alumina - Al2O3), óxido de zircônio (zircônia - ZrO2), carboneto de silício (SiC) e o nitreto de silício (Si3N4).
3 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os materiais cerâmicos em geral possuem características bem diferentes dos