Trabalho de matemática
18.1.14 história da matemática, matemática Sem Comentarios
Você já parou para pensar na quantidade de números que fazem parte do nosso dia a dia desde o momento que acordamos até o momento que vamos dormir novamente? É incrível a quantidade de números que fazem parte da nossa vida e todas as funções que eles executam ao longo do dia.
O interessante é que dependendo de sua localização ou posição, eles desempenham funções diferentes, por mais que sejam os mesmo números. Hoje você irá conhecer a classificação dos números, porém de uma uma maneira diferente da que é apresentada nos livros. Iremos estudar essa classificação com base em situações de nosso cotidiano.
A classificação dos números
Antes de começarmos a associar os números à situações do nosso cotidiano faz-se necessário que você conheça, a princípio, as classificações dos números para que seja possível analisar mais detalhadamente cada classificação em situações práticas.
Os números possuem as seguintes classificações:
Números Naturais
Números Inteiros
Números Racionais
Números Irracionais
Números Reais
Vale ressaltar neste artigo que ainda existe outra classificação para os números que são os números complexos, mas neste caso não iremos abordar sobre ele. Possivelmente esse tema será abordado em publicações futuras com uma maior atenção.
Os números naturais
A muito tempo atrás o ser humano devido a necessidade de quantificar as pessoas de sua comunidade, dos rebanhos de animais que criava, etc., começou a realizar contagens e a registrar essas quantidades. Como resultado dessa prática surgiram os números que formam o conjunto dos números naturais. Podemos representar o conjunto dos números naturais da seguinte maneira:
Os números naturais se encontram nos mais diversos lugares em nosso dia a dia, por exemplo, no relógio de pulso que usamos, nas placas dos carros que dirigimos, no marcador de velocidade desses carros, na senha que