Trabalho de matemática
1 - Definições de custo, receita, lucro, demanda, oferta, juros e montante que se encaixem em modelos de função de 1º grau, função de 2º grau e exponencial .
1.1 Custo - Está relacionada ao custo de produção de um produto, pois toda empresa realiza um investimento na fabricação de uma determinada mercadoria.
1.2 - Receita – A função receita está ligada ao dinheiro arrecadado pela venda de determinado produto.
1.3 - Lucro – A função lucro é a diferença entre a função receita e a função custo. Caso o resultado seja positivo, houve lucro; se negativo, houve prejuízo.
1.4 - Demanda - É a necessidade do cliente(consumidor final) em adquirir determinado bem, levando em conta seu poder econômico atual.
1.5 - Oferta - Quantidade de mercadorias, ou de serviços, colocados à venda. é a vontade de vender determinado produto, e está diretamente relacionado a facilidade de produção (valor do trabalho) e o preço obtido.
1.6 - Juros – È a remuneração pelo empréstimo de algum dinheiro.
1.7 - Montante - é a soma do capital aplicado no início da operação financeira com os juros acumulados no final do prazo de aplicação.
2 - Função de 1° Grau.
Conceito:
2.1 – DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO DE 1º GRAU
Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0.
Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.
Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1º grau: f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3 f(x) = -2x - 7, onde a = -2 e b = - 7 f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0
A função linear ou do 1º grau é toda função que associa a cada número real x, o número real ax + b, a ≠ 0 onde, a = coeficiente angular e b = coeficiente linear.
Quando a > 0 ⇒ função crescente, isto é, à medida que x cresce, f ( x ) também cresce.
Quando a < 0 ⇒ função decrescente, isto é, à medida que x