TRABALHO DE MARKETING
Limpeza
19/09/2013 11:21 - Mercado de sabão para lavar roupa cresce 9,6%
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca, o aumento da renda e o maior acesso da população ao crédito nos últimos anos fizeram com que mais pessoas comprassem máquinas de lavar roupa. O aumento da presença desse eletrodoméstico nos lares brasileiros tem ajudado um outro mercado: o de sabão em pó e líquido. Somente entre janeiro e julho deste ano, a venda desses produtos cresceu 9,6% em volume sobre o mesmo período do ano passado. Em valor, o mercado total avançou 16,7%, conforme dados da Nielsen.
A Unilever, dona da marca Omo, aproveitou a sinergia entre os dois setores para fidelizar novos consumidores. A companhia anglo-holandesa e a americana Whirlpool, fabricante das máquinas de lavar Brastemp e Consul - duas líderes de mercado - lançaram em agosto a campanha conjunta "Eu te Omo", na qual a lavadora Brastemp declara seu amor à marca da Unilever. Com ações em TV, internet e em pontos de vendas até o fim do ano, as companhias vão investir de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões. "Quando o consumidor compra uma lavadora, o investimento monetário e emocional é muito grande. Se o 'hardware' [a máquina] recomenda o 'software' [o sabão] nesse momento, o nível de lealdade a essa marca fica muito alto", diz Marcos Angelini, vice-presidente de higiene e limpeza da Unilever.
A máquina de lavar está presente em 53% dos lares brasileiros. Em 2002, estava em 42% dos domicílios. "A penetração está crescendo, mas ainda é pequena, portanto existe um grande potencial", diz Nathalie Tessier, diretora de marketing da Whirlpool. "Nós temos um interesse maior ou igual ao da Whirlpool no aumento da penetração de lavadoras", completa Angelini. Quando uma consumidora troca o tanque pela máquina de lavar, há um efeito duplo, explica ele: além de passar do sabão em barra para pó ou líquido, existe uma sofisticação no