trabalho de marketing
O modelo de planejamento permitiu que a empresa focasse no público-alvo que pretendia atingir, buscando introduzir o consumidor que não entende de vinhos a uma marca nova de origem nacional, e optou por deixar a imagem do produto sofisticada, porém simples, para que pudesse haver maior compreensão por parte do consumidor. Por haver resistência em conhecer marcas nacionais, o consumidor que entende de vinhos foi descartado como público alvo.
2. A partir do que foi exposto no caso, cite quais foram os principais desafios em termos de introdução de um novo produto no mercado.
Os principais desafios foram nos primeiros contatos do consumidor com a marca nos locais de venda e consumo, pois o canal de distribuição Horeca, responsável pela distribuição de vinhos em hotéis e restaurantes prefere trabalhar com produtos importados a detrimento dos nacionais, criando uma barreira no consumo de vinho brasileiro, além disso, o nível de conhecimento em vinhos por parte dos responsáveis pela compra dos produtos dentro deste setor é muito baixo, sendo poucos os profissionais que possuem cursos e capacitações, o que dificulta ainda mais para as empresas que desejam introduzir novas marcas no mercado vinícola brasileiro. O canal de varejo dispõe do mesmo problema, e a preferência deste canal pela venda de produtos importados aumenta ainda mais as barreiras para o produto nacional.
3. As estratégias de marketing adotadas estão de acordo com as indicadas pelos autores em relação à etapa do ciclo de vida de produtos (CVP)?
Sim. O investimento da empresa na criação de uma nova marca de vinhos levou o total de dez anos até que estivesse pronto a ser introduzido no mercado. Em 2010 quando foi lançada, a marca entrou na fase de introdução do mercado, ainda procurando