Trabalho de macs sobre impostos
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
IMPOSTOS
Introdução:
Embora o pagamento de impostos seja um dever cívico, são poucos os cidadãos que conhecem a sua correta função e definição. Com este trabalho pretendo explicar a definição correta dos impostos, a sua evolução histórica, ou seja, quando apareceram os primeiros impostos, os diferentes tipos de impostos do nosso país (Portugal), qual a sua finalidade e mais algumas curiosidades.
IMPOSTO
Um imposto é uma prestação obrigatória por lei, paga ao estado, que tem por finalidade a cobertura das despesas públicas.
Evolução histórica
Os impostos são quase tão velhos como a existência do homem. Desde o início dos tempos em que o homem se reconhece como tal, tem pago impostos por tudo e por nada.
Mesmo no tempo em que a linguagem era desconhecida e só os gestos comandavam as atitudes e as decisões dos grupos errantes, já era necessário pagar certos favores, como por exemplo, para conseguir os galhos de árvores para manter a fogueira acesa, que aquecia a entrada da gruta e afugentava as feras, nas noites frias de Inverno.
Na idade média, os camponeses entregavam parte da colheita e os artesões entregavam parte das suas criações, para as classes mais altas (reis, senhores nobres, etc…), para que em troca lhe dessem segurança e protecção em tempo de guerras, ou seja a visão inicial era a troca de serviços.
Esta imagem mostra o que referimos em cima, as classes mais altas já recebiam impostos do povo.
Mas com o passar do tempo os impostos desenvolvem-se como podemos ver mais adiante…
Na primeira metade do século XX, Gaston Jèze definiu o imposto da seguinte forma:
“O imposto é uma prestação pecuniária para as pessoas, exigido pela autoridade devida, de modo permanente e sem remuneração por tal, para cobrir uma função pública necessária.”
Os impostos podem então ser: