TRABALHO DE LINGUISTICA
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS
ESTRUTURALISMO
DOCENTE: APARECIDA VILLWOCK
DISCENTE: MARIA CAROLINA ARAUJO MARQUES
JUÍNA/2014
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ESTRUTURALISMO E PRINCIPAIS TEÓRICOS.
O termo estruturalismo surgiu a partir do livro “Curso de linguística geral” de Ferdinand Saussurre (1916). Que abordava teoria de definições estruturais da língua, por isso o termo “estruturalismo”.
O trabalho de Ferdinand Saussure pode ser considerado um ponto de partida para o estudo sobre o estruturalismo. Apesar de não ser considerada um escola literária, é uma teoria muito utilizada para estudar a língua, a cultura e a sociedade.
De modo geral, o estruturalismo nasceu quando Saussure pretendeu entender as leis gerais da língua. Outro importante linguista estruturalista é o norte-americano Leonard Bloomfield, considerado o fundador do estruturalismo nos Estados Unidos da América, tendo como marco a publicação do seu livro “Language” em 1933, onde estão presentes as ideias de Saussure.
Também contribuíram significativamente para a teoria estruturalista, os teóricos Louis Hjelmslev na Escandinávia. Na França, Antoine Meillet e Émile Benveniste continuariam o programa de Saussure. No entanto, ainda mais importante, membros da Escola de Linguística de Praga como Roman Jakobson e Nikolai Trubetzkoy conduziram pesquisas que seriam muito influentes.
Em síntese, Saussure propôs a apreensão de toda a língua como um sistema, dentro do qual cada um de seus elementos não são definidos, a não ser pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais. Esse conjunto de relações formam a "estrutura" de uma língua.
LEONARD BLOOMFIELD E SUA PROPOSTA NA ÁREA DA LINGUAGEM.
Leonard Bloomfield (1887- 1949), estudou na Universidade de Havard e se formou em 1906. Recebeu o título de doutor em 1909. É reconhecido como grande teórico da linguística estruturalista norte-americana. Fez pesquisas