EPIDEMIOLOGIA
FISIOTERAPIA
DIABETES
Belo Horizonte
2015
Período Pré – patogênese
● O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo.
● A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina - hormônio que regula a entrada de açúcar nas células - ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.
Fatores contribuintes
A diabetes é reconhecida mundialmente como um problema de saúde pública devido a vários fatores, tais como:
● maior taxa de urbanização;
● aumento da expectativa de vida;
● industrialização;
● dietas hipercalóricas e ricas em hidratos de carbono de absorção rápida;
● deslocamento da população para zonas urbanas;
● mudança de estilos de vida tradicionais para modernos;
● inatividade física e obesidade;
● sendo também necessário considerar a maior sobrevida da pessoa diabética;
Período de patogênese
Meio interno: Fatores necessários para a ocorrência da doença
●O Diabetes tipo 2 caracteriza-se por resistência à ação da insulina associada à disfunção progressiva das células beta do pâncreas, levando à deficiência relativa e, em alguns casos, absoluta, da secreção deste hormônio.
●Todo paciente com diabetes tipo 2 tem algum grau de disfunção das células beta. Também as incretinas, hormônios intestinais liberados após a ingestão alimentar têm sido implicadas na fisiopatologia da hiperglicemia do diabetes tipo 2, em especial o
“glucagon like-peptide-1(GLP-1).
Desenlace – Formas de tratamento
● Pode ser feito com a ingestão de remédios hipoglicemiantes que ajudam a controlar a produção e a secreção de insulina pelo pâncreas. Alguns exemplos destes remédios são sulfonilureias, glinidas e inibidores da alfa-glicosidase.
● Geralmente, inicia-se o tratamento utilizando somente 1 destes medicamentos e depois o médico avalia a necessidade da combinação de outros, mas é comum que na 3ª