Trabalho de Isomeria
3º 01
Isomeria
Manaus-Am
2013
Aluno: Saulo Silva Lira Nº 41
Professor: Arthur
Turno: Vespertino
Manaus-Am
2013
Introdução
Isomeria é o fenômeno que se caracteriza pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes, que apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferentes fórmulas estruturais.
Isomeria
Abreviadamente, a isomeria é o fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular (isto é, tantos átomos disso, tantos átomos daquilo), mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, a forma como os mesmos átomos arranjam-se no espaço tri-dimensional é diferente em cada caso.
A Isomeria é dividida, para fins de estudo, em duas categorias: Plana e Espacial. A Isomeria Plana, ao contrário da Isomeria Espacial, é facilmente verificável através da representação plana (fórmula estrutural plana) das moléculas das diferentes substâncias.
Isomeria Plana de Função
Na isomeria de função, alguns átomos (geralmente oxigênio) mudam de posição na cadeia carbônica e alteram a função química do composto – diferente da isomeria de compensação, onde essa permutação não altera a função química.
São alguns exemplos de isomeria de função:
a) Álcool e Éter
b) Cetona e Aldeído
c) Ácido carboxílico e Éster
Isomeria Plana de Cadeia
Na isomeria de cadeia, os átomos ou radicais mudam de posição na cadeia carbônica sem alterar a função química do composto. Seguem alguns exemplos abaixo:
Cadeia normal – ramificada
Cadeia aberta insaturada – fechada saturada
Cadeia aberta insaturada – fechada insaturada
Isomeria de posição A diferença está na posição de uma insaturação, de um grupo funcional, de um heteroátomo ou de um substituinte.
Exemplo: Fórmula molecular C4H6 but-1-ino but-2-ino
HC ≡ C ─ CH2 ─ CH3