Tipos de Isomeria
QUÍMICA
ALUNO:
TURMA:
PROFESSORA:
ESCOLA
ISOMERIA PLANA
É o caso de isomeria em que os isômeros podem ser diferenciados pelas suas fórmulas estruturais planas.
Existem cinco casos de isomeria plana: isomeria de função, isomeria de cadeia ou núcleo, isomeria de posição, isomeria de compensação ou metameria e isomeria dinâmica ou tautomeria.
Veremos abaixo, os cinco tipos da ISOMERIA PLANA.
1- Isomeria de Função ou Isomeria Funcional
São compostos que apresentam a mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais e pertencem a funções diferentes.
2- Isomeria de Cadeia
São compostos de mesma fórmula molecular e fórmulas estruturais diferentes que pertencem à mesma função, porém diferem entre si pelo tipo de cadeia carbônica.
3- Isomeria de Posição
É o caso de isomeria plana em que os isômeros são da mesma função química, apresentam o mesmo tipo de cadeia, porém diferem na posição de um grupo funcional, radical ou uma insaturação.
Exemplo 1 Diferem pela posição de radical Exemplo 2 Diferem pela posição do grupo funcional. Exemplo 3 Diferem pela posição de insaturação.
4- Isomeria de Compensação ou Metameria
É o caso de isomeria plana em que os isômeros são da mesma função química, apresentam cadeias heterogêneas e diferem entre si pela posição do heteroátomo na cadeia.
Exemplo
5- Tautomeria ou Isomeria Dinâmica
É um caso particular de isomeria funcional em que dois ou mais isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico em solução, transformando-se um no outro, pela mudança de posição de H na molécula.
A tautomeria também pode ser denominada ceto-enólica ou aldo-enólica, pois ocorre principalmente entre cetonas e enóis ou aldeídos e enóis.
Enol é todo composto que apresenta hidroxila (– OH) em carbono de dupla ligação.
Exemplo
ISOMERIA GEOMÉTRICA
A isomeria em compostos cíclicos