Isomeria de Função
A isomeria é o fenômeno no qual diferentes compostos químicos apresentam mesma fórmula molecular e diferentes arranjos atômicos, seja num plano ou no espaço. Caso a isomeria se apresente em moléculas planificadas, denomina-se isomeria plana; caso contrário, isomeria espacial.
A isomeria plana se subdivide em: de função, de cadeia, tautomeria, posição ou de compensação. Para a isomeria espacial, tem-se a geométrica (ou cis-trans) e a óptica.
Isomeria Plana de Função
Na isomeria de função, alguns átomos (geralmente oxigênio) mudam de posição na cadeia carbônica e alteram a função química do composto – diferente da isomeria de compensação, onde essa permutação não altera a função química.
São alguns exemplos de isomeria de função:
a) Álcool e Éter
b) Cetona e Aldeído
c) Ácido carboxílico - Éster
Isomeria Plana de Cadeia
Na isomeria de cadeia, os átomos ou radicais mudam de posição na cadeia carbônica sem alterar a função química do composto. Seguem alguns exemplos abaixo:
Cadeia normal – ramificada
Cadeia aberta insaturada – fechada saturada
Cadeia aberta insaturada – fechada insaturada
Isomeria de Posição
Na isomeria de posição, os isômeros pertencem à mesma função e têm o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferença na posição da função, da insaturação ou da ramificação.
A isomeria plana ou constitucional é aquela em que dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam por algum aspecto em sua estrutura. Um desses aspectos é a posição da insaturação, da função e da ramificação.
Assim, podemos dizer que uma isomeria de posição ou posicional ocorre quando os isômeros têm a mesma cadeia carbônica, mas diferem pela posição de algum desses fatores citados.
1º Exemplo:Posição da insaturação
Observe que os dois compostos a seguir possuem a mesma fórmula molecular, C5H10, porém a sua insaturação (dupla