Detalhamento Técnico - Drill Pipe
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso: Tecnólogo de Petróleo e Gás
Disciplina: Projeto Integrado Multidisciplinar II
Professor: Roberto Macêdo
Detalhamento Técnico de Tubo de Perfuração – Drill Pipe
Marcelo Vieira 1223229
Fortaleza Ce
Maio2013
Definição
São tubos de aço sem costura feitos por extrusão, reforçados nas extremidades para permitir que uniões cônicas sejam soldadas nestas extremidades. Existem tubos de perfuração de outros materiais (por exemplo, alumínio) para aplicações especiais.
Na especificação do tubo de perfuração deve constar:
– Diâmetro Nominal (OD)
– Peso Nominal
– Grau do Aço
– Reforço (upset)
– Comprimento Nominal
– Desgaste
– Características Especiais
Diâmetro nominal é o diâmetro externo do corpo do tubo. Os mais utilizados ficam entre 2 3/8” e 6 5/8”. Peso nominal é o valor médio do peso do corpo com os Tool Joint (Uniões Cônicas). Com o peso nominal e o diâmetro nominal se determina as outras características.
Grau do aço determina as tensões de escoamento e de ruptura do tubo de perfuração: E-75, X-95, G-105, S -135. Comprimento é o tamanho médio dos tubos de perfuração.
Existem três grupos em função do comprimento:
– Range I: 18 a 22 pés (média 20 pés)
– Range II: 27 a 32 pés (média 30 pés)
– Range III: 38 a 45 pés (média 40 pés)
A maioria das sondas utiliza tubos de perfuração com Range II.
Existe um reforço na extremidade do tubo com função de criar uma área com maior resistência onde é soldada a união cônica. Este reforço pode ser: Interno (IU) – Internal Upset, Externo (EU) - External Upset, Misto (IEU) - InternalExternal Upset
Desgaste
O desgaste está relacionado com a espessura da parede do tubo de perfuração. Conforme os tubos vão sendo utilizados, eles vão tendo sua espessura da parede diminuída. Portanto, periodicamente os tubos são inspecionados e