Isomeria
Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Unidade Curricular: Química Analítica Qualitativa
ISOMERIA
Acadêmico: Cristian Enderle
Chapecó 2012
ISOMERIA
Isomeria - é o fenômeno que se caracteriza pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes, que apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferentes fórmulas estruturais, propriedade e nome.
Os compostos que sofrem este tipo de fenômeno são chamados de isômeros. A palavra isômero deriva de dois radicais gregos: iso, que significa igual e meros, que significa partes. Isômeros - são compostos com a mesma fórmula molecular, mas com arranjos atômicos diferentes; portanto com propriedades diferentes.
A isomeria pode ser dividida em:
- isomeria plana (cadeia, posição, metameria, função e tautomeria)
- isomeria espacial (geométrica cis-trans e óptica)
ISOMERIA PLANA
É a isomeria onde os compostos são identificados por meio de suas fórmulas estruturais planas. Dividem-se em isomeria plana de cadeia, posição, metameria, função e tautomeria.
ISOMERIA PLANA DE CADEIA
Esta isomeria caracteriza-se por apresentar isômeros da mesma função orgânica que apresentam números diferentes de átomos de carbono na cadeia principal.
Exemplos:
Obs.: No caso dos compostos cíclicos essa isomeria pode também ser chamada de isomeria de núcleo ou de anel;
ISOMERIA PLANA DE POSIÇÃO
Esta isomeria caracteriza-se por apresentar isômeros da mesma função orgânica que apresentam a mesma cadeia principal, mas que possuem grupos funcionais ou duplas e triplas ligações em posições diferentes;
Exemplos:
- diferença na posição dos radicais:
- diferença na posição da insaturação:
- diferença na posição do grupo funcional:
ISOMERIA DE METAMERIA OU COMPENSAÇÃO
Esta isomeria ocorre entre isômeros que pertencem à mesma função, mas diferem na posição de um heteroátomo na cadeia carbônica.
Obs.: Heteroátomo é um átomo diferente de carbono