isomeria
ISOMERIA
Isomeria é uma palavra criada por Berzelius em 1830. Ela vem do grego e significa "mesma composição" (iso = mesma(s); meros = partes). A Isomeria é um fenômeno muito comum e seu estudo dá-nos uma ideia da imensa variedade e complexidade presentes na natureza. No caso de moléculas orgânicas, esta diversidade é possibilitada pela capacidade que o carbono tem de formar longas cadeias estáveis e as múltiplas combinações que seu tetra valência proporciona.
A descoberta da isomeria, mostrou que as propriedades das substâncias químicas não dependem unicamente de sua composição, mas também do arranjo espacial dos átomos dentro da molécula. Ela esta relacionada à existência de dois ou mais compostos químicos com fórmulas e pesos moleculares idênticos, mas propriedades diferentes, uma curiosidade interessante sobre isomeria é o caso do limão e da laranja, pois estas duas frutas apresentam como uma de suas moléculas principais o limoneno e este composto diferenciam as duas frutas através da sua isomeria.
O estudo da isomeria é dividido em duas partes:
Na Isomeria plana o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana e no caso da Isomeria espacial (Esteroisomeria) só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial e é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou ExZ) e a isomeria óptica
Tipos
Na isomeria plana verifica-se a diferença entre dois isômeros (compostos que sofrem isomeria) através do estudo de suas fórmulas estruturais planas. Temos cinco casos em que essa isomeria ocorre.
ISOMERIA DE POSIÇÃO
Quando os isômeros pertencem à mesma função, possuem o mesmo tipo de cadeia carbônica, porém diferem quanto à posição relativa de um radical ligado à cadeia, instaurações ou dos grupos funcionais.
Diferença na posição dos radicais:
Diferença na posição da insaturação:
Diferença na posição do grupo funcional:
ISOMERIA DE METAMERIA OU COMPENSAÇÃO
Neste