Sistemas Operacionais
A evolução dos S.O. está relacionada ao desenvolvimento dos computadores.
Antes da década de 1940
Antes da década de 1940, inúmeros esforços foram feitos para criar uma máquina que pudesse realizar cálculos de forma mais rápida e precisa.
-1642, o matemático francês Blaise Pascal inventou uma máquina de somar para auxiliar seu pai no processo de arrecadação de impostos.
-1673, o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz foi além e criou uma máquina capaz de somar e multiplicar, utilizando o conceito de acumulador.
-1820, o francês Charles Colmar inventaria finalmente uma máquina capaz de executar as quatro operações. -1822. o matemático inglês Charles Babbage criou uma máquina para cálculos de equações polinomiais. -1833, Babbage evoluiria esta ideia para uma máquina capaz de executar qualquer tipo de operação, conhecida como Máquina Analítica (Analytical Engine). Seu invento é o que mais se aproxima de um computador atual, possuindo os conceitos de unidade central de processamento, memória, unidade de controle e dispositivos de entrada/saída.
-1854, o também matemático inglês George Boole criaria a lógica booleana, base para o modelo de computação digital utilizado até hoje. O conceito de lógica binária seria utilizado no desenvolvimento de dispositivos como relês e válvulas, implementados nos primeiros computadores da década de 1940.
-1890, Herman Hollerith criou um mecanismo utilizando cartões perfurados para acelerar o processamento do censo de 1890 nos EUA.
-1896, Hollerith fundaria a Tabulating Machine Company, que se tornaria a International Business
Machine (IBM) em 1924.
-década de 1930 surgem as primeiras tentativas reais de criar-se uma calculadora ele-trônica. Na
Alemanha, Konrad Zuse desenvolveu o Z-1, baseado em relês e que utilizava lógica binária.Nos EUA,
John Vincent Atanasoff e Clifford Berry desenvolveram uma máquina para o cálculo de equações lineares.
Para muitos, o ABC (Atanasoff-Berry Computer)