Trabalho de ipt
A lingüística histórica estuda os processos da mudança das línguas no tempo.
Os estudos desenvolvidos principalmente a partir do século XIX com o latim , o grego e o sâncrito , são tão importante em linguística que a próprio disciplina afirmou-se como ciência a partir deles . O INICIO DA LINGUÍSTICA HISTORICA
No final do século XVIII que Sir Willians Jones juiz inglês na Índia propôs que o latim o grego e o sâncrico eram aparentados .
Alem de demonstrar que as línguas eram derivadas de outras já extinta (se trata do proto –indo –europeu) que pela quantidade de registros históricos se concentraram nas línguas indo-européias .
Depois dele, as principais contribuições para o estudo e entendimento das relações entre elas foram feitas pelos dinamarqueses Rasmus Rosk e Karl Vernes e o alemão Jacob Grimm. Ao comparar as línguas indo-européias com as línguas germânicas. Rask descobriu, e um pouco mais tarde Grimm aperfeiçoou com a relação a língua mãe Proto –indo – européia (pie)2.
1-As consoantes oclusivas surdas (p,t,k,kW)do pie mudaram em fricativas surdos correspondente (f,o,h,hw) nas línguas germânicas .
2-As consoantes oclusivas sonoras (b,d,g,gw) do PIE mudaram em oclusivas surdas correspondente (p,t,kW ) nas línguas germânicas
3-As consoantes aspiradas sonoras (BH, dh, gh, gwh) do PIE mudaram em oclusivas não aspiradas sonoras correspondente (b,d,g,gw) nas línguas germânicas.
As mudanças de Grimm ficaram conhecidas como “lei de Grimm”
O método usado por ele serviu como base para outros pesquisadores do mundo estabelecer e comprovar as mudanças.
Os estudos continuaram, descobriram que um grupo de palavras da família germânica parecia desafiar as leis de Grimm comparando-os ao grego e latim.
Constataram que algumas palavras da família germânicas, as consoantes sonoras /b/d/e/g/ correspondiam às consoantes surdas/ p/k/e/k/ do grego em vez de corresponder a série se consoantes fricativas /f/o/e/h/ como