Trabalho de iprp
Ministério da educação
Instituto Superior Politécnico da Huíla
Linguagem de Programação
Java
(Trabalho em grupo de IPRP)
Lubango, Abril 2013
Instituto Superior Politécnico da Huíla
1ºano de Engenharia de Computação
Turma: A Manhã
Grupo nº1
Integrantes: 1. Alfredina cecília 2. Geraldine Tchimbali 3. Gilson Manuel 4. João Camota 5. José Tchicusse 6. Lázaro Domingues 7. Sofia Martins
Índice Introdução 4 Linguagens de programação 5 Java (Linguagem de programação) 6 História 6 Características 7 Sua importância 8 Vantagens e desvantagens 8 Vantagens 8 Desvantagens 9 Primeiro aplicativo em Java (no Microsoft© Windows®) 10 Requisitos 10 Criação do aplicativo 10 Ambientes de desenvolvimento 14 Bibliografia 14
Introdução
Em qualquer sociedade a comunicação entre os seus membros é mediatizada por uma linguagem. Este princípio aplica-se às formigas, aos macacos, aos seres humanos, ou seja, a qualquer conjunto de entidades onde existe o sentido de colectivo: Desde a sua invenção os computadores passaram a fazer parte da nossa sociedade tornou-se incontornável a necessidade de falarmos com “eles” por meio de uma linguagem.
Surgem assim as linguagens de programação, que com a evolução foram ganhando mais consistência dando origem às linguagens como: javaScript; Java; C entre outras.
1 Figura 1- Exemplo de código de programação (em C)
Linguagens de programação
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
O primeiro