trabalho de inclusão (rita) parcialmente concluido
INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------1
DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------------2
CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------------3
REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------------4
1 INTRODUÇÃO Atualmente a educação especial avançou de forma significativa, colocando assim aos órgãos de ensino um grande desafio que deve ser almejado. Os projetos voltados aos alunos com necessidades especiais devem ser iniciados desde a educação infantil o que irá evitar o fracasso da aprendizagem. O seguinte relato mostra a experiência de regência, aplicada em uma escola municipal de Minas Gerais voltado para turma do EJA. É comum depararmos nas escolas com atos de exclusão onde o aluno com deficiência não se sente acolhido em um ambiente que por lei lhe pertence.
“Em 2009 fui para CEB desenvolver o Projeto de Implantação do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico. O objetivo inicial do projeto era o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem. Naquele ano a escola possuía 2 salas de Ed. Especial e a sala de AEE ainda estava sendo implantada. Os professores envolvidos com a Ed. Especial não dispunha de supervisão e as atividades eram pouco planificadas.
Assim comecei a acompanhar as atividades da Ed. Especial na escola em virtude das demandas. No biênio, pude vivenciar experiências maravilhosas com os professores e alunos. Deforma muito sintetizada, relatarei duas situações que merecem destaque:
O aluno Marcus, de 17 anos, que veio da UE Maria Melo. O aluno vinha de uma turma