Doenças
Agente Causador
Modo de Transmissão
Sintomas
Medidas de Prevenção
Formas de Tratamento
Cuidados Necessários
BOTULISMO: clássico é uma intoxicação grave, de origem alimentar, caracterizada por comprometimento agudo e bilateral de pares cranianos, fraqueza e paralisia flácida das vias descendentes.
Clostridium botulinum
Botulismo clássico (alimentar) é adquirido através da ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulínica. O botulismo do lactente ocorre por ingestão dos esporos botulínicos, que proliferam nas vias intestinais.
Visão dupla e turva, aversão à luz, pálpebras caídas, boca seca, dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, constipação intestinal, fraqueza muscular podendo evoluir para paralisia respiratória.
Não adquirir nem ingerir alimentos cuja lata ou tampa se apresentem estufadas ou enferrujadas, não adquirir nem ingerir alimentos cujo conteúdo líquido se apresente turvo, ferver alimentos enlatados antes do consumo, principalmente o palmito, O tratamento é feito geralmente com a aplicação de soro antibotulínico e, não raras as vezes, é necessário que a pessoa acometida seja internada, para que fique em observação. Antibióticos não são eficazes para esse caso.
Vigilância sanitária: do processo de industrialização e preparação de alimentos enlatados e em conserva. Educação para saúde: orientação das pessoas que se dedicam à preparação de enlatados e conservas caseiras... Desinfecção concorrente: Eliminação sanitária das fezes de lactentes doentes. Desinfecção terminal.
O TÉTANO: é uma doença infecciosa grave, uma doença imunoprevenível, pode acometer indivíduos de qualquer idade e não é transmissível de uma pessoa para outra.
Clostridium tetani
O tétano pode ser adquirido através da contaminação de ferimentos (tétano acidental), inclusive os crônicos (como úlceras varicosas) ou do cordão umbilical (tétano neonatal). muitas vezes começa com espasmos leves nos músculos da mandíbula