A QUATEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA
1593 palavras
7 páginas
A QUATEIRIZAÇÃO LOGÍSTICAPor Airton Dornelles (*)
Embora a quateirização logística já não represente novidade, e muito já se tenha falado sobre o assunto no Brasil, cada especialista desenvolve seu próprio conceito. Isto não poderia ser diferente, já que ainda estamos em fase de consolidação dos conceitos de terceirização logística.
Para definirmos a quarteirização é preciso antes conceituar três temas que envolvem a discussão: o marketing, a logística e a gestão.Em primeiro plano é preciso entender a relação entre a logística e o marketing. Segundo Kotler (1998), marketing é um processo social pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que precisam e desejam através de trocas de produtos e valores, satisfazendo suas necessidades.
O marketing tem quatro componentes principais: o produto, o preço, a promoção e a praça. Para realizar ações de troca as empresas promovem junto aos clientes alvos os seus produtos, que podem ser bens ou serviços, com determinados preços. Para que os produtos possam ser consumidos é necessário torná-los acessíveis (praça). Os serviços que tornam o produto acessível ao consumo são promovidos pela logística integrada ao marketing.
Segundo Ballou (1993), a logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de materiais desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto final de consumo, assim como os fluxos de informação, tendo como propósito providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
A gestão é o processo de organização das atividades logísticas para alcançar objetivos e metas previamente definidos. Os componentes da gestão são o planejamento, a execução, o controle e a correção. Este conceito de gestão se popularizou no Brasil através de Campos (2001), cujo método ficou conhecido por PDCA que são as iniciais de cada componente (do inglês plan, do, check, action). A gestão da logística procura a redução de custos e melhoria do nível dos serviços, a