geografia pequena historia
Hartshorne foi o grande responsável pela sistematização e difusão da epistemologia da Geografia em seu país, sendo um profundo leitor e seguidor dos ideais do geógrafo alemão Hettner, que acreditava que a geografia estuda o local, a área, e a diferenciação delas, sempre procurando saber por que são tão diferentes na superfície terrestre, procurando entender seu espaço dentro de sua singularidade. Na época as idéias de Hettner não tiveram muitos seguidores, talvez por conta do domínio do Possibilismo.
Mas tempos depois, Hartshorne introduziu o pensamento de Hettner aprimorando com suas teses. Em 1930, desenvolveram-se duas escolas de grande importância na historia da geografia, a primeira na Califórnia, com base nos ensinamentos de uma Geografia Cultural, e a segunda era uma escola chamada “Meio-oeste” que aprimorava os conhecimentos na sociologia e economia. Hartshorne procurava usar uma geografia mais moderna, mas sem perder a complexidade e o método tradicional da geografia, ele acreditava que as ciências se definiriam por métodos próprios, e não por objetos singulares.
Para ele seria um estudo de inter-relações entre fenômenos diferentes com uma visão sintética. Hartshorne formulou dois conceitos muito importantes nos estudos: área e integração.
Hartshorne propôs uma forma de estudo a Geografia Ideográfica que nada mais é que, fenômenos que variam de lugar a lugar e as suas inter-relações também variam. Os elementos possuem relações internas e externas à área. A análise deveria integrar o maior número possível de fenômenos inter-relacionados. Este processo pode ser repetido várias vezes, até o pesquisador achar suficiente para se compreender o caráter da área enfocada. Fazia uma análise singular (de um só lugar) e unitária (aprendendo vários elementos). Assim, se obteria um conhecimento bastante amplo de determinado local.
Mas ele também propôs outra