trabalho de imunologia
ALUNO: EDMO GOMES DE ASSIS
MATRICULA: 01070378
CURSO: FARMÁCIA
Amiloidose
A amiloidose é uma doença caracterizada pelo depósito de proteína amilóide, que resulta de uma sequência de alterações no seu desdobramento, sendo que o depósito de fibrilhas amilóides insolúveis ocorre principalmente nos espaços extracelulares de órgãos e tecidos.
De acordo com a natureza bioquímica da proteína precursora amilóide, as fibrilhas amilóides depositam-se localmente ou em todo o organismo. Esse depósito pode não representar nenhum perigo clínico aparente ou pode estar relacionado a alterações fisiopatológicas graves.
Existem três tipos de amiloidose:Amiloidose Primária: acredita-se que essa doença esteja associada com alterações das células plasmáticas, como o mieloma múltilplo.
Amiloidose Secundária: resulta de outras doenças, como por exemplo, tuberculose, artrite reumatóide, febre familiar do Mediterrâneo, entre outras.
Amiloidose Hereditária: acomete os nervos e certos órgãos; foi diagnosticada em indivíduos provenientes de Portugal, Suécia, Japão e outros países.
Como alternativa, pode-se obter uma amostra de tecido para realizar uma biópsia. A amilóide é evidenciada ao microscópio com o uso de determinados corantes.O tratamento tem como objetivo fazer a amiloidose regredir. Entretanto, pacientes que possuem a amiloidose causada por mieloma múltiplo possuem um prognóstico reservado: a maioria das pessoas que sofrem de ambas as enfermidades morrem dentro de um ou dois anos. O tratamento irá depender do tipo de amiloidose:
Primária: dependendo do grau de risco, poderá ser utilizada uma terapêutica com melfalam e predinisolona cíclicos, por via oral.
Secundária: é necessário que a inflamação subjacente seja resolvida.
Hereditária: transplante hepático, pois o defeito que produz a substância amilóide manifesta-se no fígado.
Doença de Huntington
O que é?
A doença de Huntington é uma disfunção cerebral hereditária, que evolui com