Trabalho de Imunologia
Para lembrar: Sistema macrofágico e sistema linfocitico
Conceito: A resposta imunológica é o mecanismo pelo qual o organismo reconhece e responde à substância que considera estranha.
Classificação da resposta imunológica:
A resposta imunológica, que se dá principalmente em órgãos linfoides periféricos, pode ser classificada em 4: primária e secundária, ativa e passiva, inata e adaptativa, humoral e celular.
1. Resposta primária e secundária
A resposta primária é a reação do organismo quando entra em contato pela primeira vez com uma substância considerada estranha. O resultado é a ativação inicial do sistema macrofágico, seguida de ativação do sistema linfocítico.
Há participação de várias células, incluindo monócitos, macrófagos, linfócitos timo-dependentes (T) e bursa equivalentes (B), com formação de imunoglobulinas principalmente do isótipo M (IgM), resultando na formação de células de memória B e T.
Na resposta secundária, organismo já manteve contato prévio com a substância estranha. Há ativação sequencial de sistema macrofágico e linfocítico.
Grande diferença: Linfócito B e T de memória. A reação dá-se de forma mais rápida e mais intensa tanto para a formação de novas imunoglobulinas com maior afinidade ao antígeno quanto para o aparecimento de novos linfócitos T.
A imunoglobulina predominante na resposta secundária é a IgG.
Aplicação prática: uso de vacinas
2. Resposta ativa e passiva
A resposta ativa ocorre quando o organismo recebe substâncias estranhas ou antígenos que determinam uma reação imunológica. É o caso das vacinações ou das imunizações: toxóides (tetânico e o diftérico), microrganismos mortos (Bordetella pertussis, contra a coqueluche) ou vivos atenuados (Mycobacterium tuberculosis dando origem a BCG, Bacilo de Calmete e Guérin).
O enfraquecimento de vírus vivos, como o vírus da poliomielite da vacina Sabin ou salk, do sarampo e da rubéola, tornando-os atenuados leva à