Trabalho de História
Nome: Ana Beatriz de Souza
N°: 01 Série: 3° ano Médio
Tema: O mundo da Guerra Fria e o fim da Guerra Fria
O mundo da Guerra Fria
A guerra fria é o nome dado a um período histórico de muitas disputas e guerras entre os Estados Unidos e a União Soviética em disputa pela autoridade política, econômica e militar no mundo.
- Causas
A União Soviética queria implantar o socialismo nos outros países para que pudessem expandir a igualdade social, enquanto os Estados Unidos defendia e expansão do sistema capitalista que se baseava na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Com o fim da Segunda Guerra foi eminente a percepção do contraste entre o socialismo e o capitalismo na política, ideologia e sistemas militares. Apesar de tanta rivalidade não houve conflitos armados de ambas as partes, entretanto acabaram alimentando conflitos em outros países como na Coreia e o Vietnã. Para reforçar o capitalismo, o Presidente dos Estados Unidos laçou o Plano Marshal, que consistia em oferecer empréstimos com baixo juros par aos países arrasados na Segunda Guerra pudessem se recuperar. A partir disto a União Soviética criou o Comecon, que era como uma contestação ao plano americano, que impedia seus aliados a se interessar pelo plano proposto.
A Alemanha, que para de reerguer optou pelo plano Marshal, fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres para Berlim o que fez com que os Estados Unidos passasse a abastecer sua parte de Berlim por vias aéreas, deixando-os mais insatisfeitos, o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.
Em 1949 ambas as partes assinam Pactos com seus aliados com o objetivo de manter as alianças militares em casos de ataques, A União Soviética assinou o Pacto de Varsóvia e os Estados Unidos com seus aliados criaram a Otan.
O fim de Guerra Fria A falta de democracia, atraso econômico e a crise nas republicas soviéticas aceleraram a crise do