trabalho de história
Módulo 17 - O Império norte-americano se expande no século XIX
Destino Manifesto se Concretiza
Pregava a ideia de que os americanos tinham sido predestinados por Deus a dominar os territórios situados entre os oceanos Atlântico ,e Pacífico, e que deviam cumprir a missão de civilizar os povos inferiores do continente.
Marcha para o Oeste
Do oceano Atlântico ao pacífico, os antigos habitantes destas regiões - os nativos e os mexicanos foram perdendo suas terras. Era a chamada Marcha para o Oeste. Por meio da compra de territórios e de sucessivas guerras, imensos territórios foram anexados pelo “ Povo escolhido por Deus”.
Anexação e conquista dos territórios situados a oeste da faixa atlântico, trecho original do país ao declarar sua independência.
Divisão entre norte “industrializado” e sul “escravista e rural”
Os Estados nortistas e sulistas tinham formas de pensar e de produzir, bem distintas. Os nortistas procuravam priorizar a industrialização, baseada no trabalho livre e contando com altas taxas protecionistas para atenuar a concorrência da produção estrangeira e garantir um mercado interno para consumir sua produção industrial. Norte: Liberal, anti-escravista.
Os estados sulistas priorizavam a agricultura exportadora, de algodão, por exemplo, baseada na exploração do trabalho escravo e com uma estrutura agrária com uma grande propriedade, dependiam do mercado inglês para suas exportações e para a compra. Sul: Conservador e escravista.
Guerra da Secessão ou Civil (1861-1865)
Foi uma guerra entre os estados nortistas e sulistas. O norte, contou com o apoio do presidente Abraham Lincoln (que defendia a abolição), e queria a abolir a escravidão existente no Sul (apoiado pela frança e Inglaterra), pois estava se industrializando, assim, precisando de mercado consumidor. No fim da guerra, os nortistas vencem, pelo seu maior poder bélico e um melhor parque industrial , abolindo a escravidão.
Módulo 18
O final do século XIX, e sua virada