Trabalho de História
No final do século XI, o sistema feudal que vigorava, dificultava o desenvolvimento das actividades comerciais da burguesia, uma vez que cada feudo tinha leis, pesos e moedas diferentes. Para expandir a sua actividade comercial, a burguesia queria instituir um poder forte e centralizado que enfraquecesse a nobreza, suplantando a sua autoridade. Ao mesmo tempo, os reis também desejavam fortalecer-se politicamente, submetendo a nobreza e limitando a actuação da igreja.
No final do século Xi a união destes interesses da burguesia e dos reis, levou a um processo de monarquias nacionais. Instituíram-se impostos, moedas e leis a nível nacional e não feudal.
O que foi o Absolutismo?
O absolutismo é um sistema político em que os poderes, executivo, legislativo e administrativo estão concentrados na pessoa do Rei, este sistema nasceu com as monarquias nacionais, e atingiu o seu auge no século XVII, com Luís XIV de França o rei Sol. Este iria servir de inspiração a outros monarcas, entre os quais D. João V de Portugal, que graças às remessas de ouro vindas do Brasil, manteve uma corte luxuosa . D João V nunca convocou uma corte durante o seu reinado, quando faleceu deixou a seu filho, D José I, um reino falido, uma vez que as remessas de ouro haviam diminuído, e deixara-se de investir na produção nacional ( imaginando-se que as remessas de ouro seriam infindáveis), ou seja a balança comercial estava deficitária.
Marquês de Pombal, 1º ministro de D. José, reforçou novamente o poder no rei, expulsando os Jesuítas e retirando regalias à nobreza, que durante a doença de D. João V haviam usurpado poderes. Fortaleceu a burguesia, deu incentivos para o desenvolvimento comercial... O Despotismo Esclarecido era também uma forma de Absolutismo .