Trabalho de Historia
Bomba Atômica
A bomba atômica sua historia e destruições.
Aline Santos N°01
Ana Mércia N°02
Fernando Torres N°21
A criação.
Robert Oppenheimer (1904-1967) Oppenheimer foi o físico americano que liderou o projeto de construção de bomba atômica, como diretor científico do centro de pesquisas nucleares de Los Alomos. Destacou-se desde a infância por sua dedicação aos estudos e a extraordinária inteligência. Estudou física teórica na Alemanha nos anos 1920. Por conta de seus trabalhos pioneiros em física quântica foi o escolhido para a direção cientifica do Projeto Manhattan. Em 1967, o presidente John F. Kennedy lhe concedeu a medalha Enrico Fermi, como um gesto de reabilitação política. Morreu de câncer em 1967.
O que causa.
A bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, por isso também é denominada de bomba nuclear. Ela tem um poder destrutivo imenso, para ter ideia dessa potência, basta citar que ela é capaz de destruir totalmente grandes cidades.
Na história há relatos de duas situações nas quais bombas atômicas foram utilizadas e causaram estragos irreversíveis. As bombas foram lançadas durante a Segunda Guerra Mundial, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. O poder de destruição das bombas foi imenso, quase 200 mil foram mortos, iniciando, assim, a era nuclear.
Hiroshima e Nagasaki.
O plano para a invasão do Japão, denominado Operação Olympic, estimava que a ofensiva custaria entre 500 mil e 1 Milhão de baixas americanas. Alguns chefes militares achavam que a estimativa era exagerada, mas sabiam que o Japão seria defendido mais ferozmente do que nunca. Havia ainda a esperança de chegar à vitoria por meio do bloqueio marítimo e dos bombardeiros das cidades japonesas, sem a necessidade de uma invasão total.
Em 1945 foi realizado o primeiro teste de uma bomba atômica na história. Já havendo plutônio e urânio-235 em quantidade