Logistica Prova
Cadeia de suprimentos: todos os estágios envolvidos direta ou indiretamente, no atendimento a uma solicitação do cliente. Incluindo fabricantes, transportadoras, armazéns, varejistas e cliente.
O que e uma cadeia de suprimentos - O cliente é parte integrante da cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos inclui movimentação de produtos de fornecedores para os fabricantes e distribuidores, além de movimentação de informações, fundos e produtos nos dois sentidos. Provavelmente é mais exato usar o termo “rede de suprimentos” ou teia de suprimento.
• Estágios típicos da cadeia de suprimentos: clientes, varejistas, distribuidores, fabricantes, fornecedores.
Clientes: Pessoa que compra produtos e serviços.
Varejistas: Setores de comércios que vendem para clientes.
Distribuidores: Parte encarregada de fazer a distribuição dos produtos.
Fabricantes: Aquele que fabrica os produtos.
Fornecedores: Responsáveis por abastecer outras empresas.
• alguns estágios podem não estar presentes em todas as cadeias de suprimentos (por exemplo, a Dell não tem varejista nem distribuidor).
Objetivo da cadeia de suprimentos: maximizar o valor criado em geral,
Fases de decisão de uma cadeia de suprimentos: Estratégia ou projeto da cadeia de suprimentos: são decisões sobre os estágios a serem realizados como: locais e capacidades das instalações, meios de transportes, sistemas de informação.
Planejamento da cadeia de suprimentos: são decisões de planejamento: quais os mercados de quais locais serão abastecidos, acumulo planejado de estoque, época e tamanho das promoções.
Nas decisões de planejamento deve-se levar em conta a demanda, taxa de câmbio e a concorrência.
Operações da cadeia de suprimentos: Alocar pedidos em estoque ou produção; definir datas