Trabalho de historia
Como você pode observar, a História vai além da sua história, do seu nome, da sua idade e do lugar em que você mora. Começou bem antes do seu nascimento, continua até agora e nós poderíamos passar muito tempo falando a respeito dela. Todas as pessoas têm uma história. E não são apenas as pessoas. Tudo tem história: a música que ouvimos as roupas que vestimos os alimentos que comemos os seres humanos, as cidades, os países, o mundo.
Diante deste estudo podemos citar alguns exemplos de fatos que marcaram a nossa historia, com a segunda guerra mundial, e no Brasil a guerra do Farrapos entre o Brasil e Uruguai, e a revolução Farroupilha, também o primeiro homem a pisar na lua em 1969 entre outros.
O ensino de história se faz importante para a formação do cidadão, pois as crianças compreendem o passado a partir das referências do presente e fazem uma projeção para o futuro.
Assim, tão importante quanto estudar conceitos, como colônia, escravidão e comunicação é fundamental fazer com que a criança se desenvolva, por exemplo, a noção de tempo cronológico. Ele precisa vivenciar a duração e o ritmo de uma determinada ação, compreender a diferença entre três séculos (os tempos coloniais) e três meses (o tempo que o separa das próximas férias).
Partindo da idéia de que o conhecimento histórico nos dá a conhecer o nosso passado, construímos nossas identidades presentes e decidimos como agir. Essas decisões, sejam sobre as representações que fazemos a nós mesmos e dos que nos cercam, sejam sobre os caminhos que queremos trilhar, individual e coletivamente, são mediadas por informações fornecidas pelo conhecimento histórico, principalmente no interior da escola. Conhecer / Construir: conceitos de tempo, espaço, passado, história, fonte e