trabalho de historia
Taylor é considerado o pai da administração cientifica, pois foi ele quem desenvolveu essa teoria. Seus principais conceitos foram:
- princípios científicos em substituição ao empirismo:
-Divisão do trabalho:
-divisão de autoridade e responsabilidade:
-treinamento e seleção do trabalhador:
-coordenação entre as atividades:
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, começando sobre a base de uma empresa á produção, Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência.
Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade.
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento da administração moderna. Uma das contribuições da teoria criada por ele foi o desenvolvimento da conhecida como gestão administrativa, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão.
Fayol visava mais á área administrativa da empresa, Seus principais conceitos foram:
Divisão do Trabalho:
Autoridade e Responsabilidade:
Disciplina:
Unidade de Comando:
Unidade de Direção:
Subordinação:
Remuneração do pessoal:
Centralização:
Hierarquia:
Ordem:
Equidade:
Estabilidade do Pessoal:
Iniciativa:
Espírito de Equipe:.
Outra das contribuições da teoria de Fayol é a identificação das principais funções de um administrador que são: Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar.
Taylor aprendeu em seu trabalho como operário as deficiências de uma empresa, e viu que tudo tem que ter uma base solida e em seus vários anos de trabalho foi desenvolvendo uma teoria, baseada na produção da empresa, viu que se tiver uma produção bem feita e bem dividida tudo pode ocorrer bem.
E Fayol em sua teoria buscava explicar que para o bom funcionamento de uma empresa deve-se começar de cima para baixo, ele tentava expor que a empresa tendo um bom sistema administrativo poderia dar