Trabalho de Historia
Conceito de Renda:
Porção do produto da terra paga ao seu proprietário pelo uso das forças originais e indestrutíveis do solo;
Corresponde a qualquer pagamento anual de um agricultor ao proprietário da terra em que trabalha;Sobre a Renda...
Produto líquido
(PL): nele estão contidas as parcelas referentes aos lucros e à renda:
Valor excedente criado pelo trabalho
PL = Quantidade total produzida menos todos os custos de produção necessários (inclusive a substituição do capital usado na produção e os salários dos operários)
Em economia, a teoria das vantagens comparativas (ou princípio das vantagens comparativas) explica por que o comércio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui. O conceito é muito importante para a teoria do comércio internacional moderno.1
Na vantagem absoluta, cada país se concentra em um nicho baseado nestas vantagens, beneficiando-se com a especialização em setores nos quais é mais eficiente, e comercializando os seus produtos com outros países.
Pela teoria das vantagens comparativas, mesmo que um país não possua vantagem absoluta, ele pode especializar-se nos setores em que apresenta vantagem comparativa.
O Salário
O trabalho era visto como uma mercadoria.
Há a distinguir duas noções de preços, a saber:
Preço Corrente à Salário determinado pelo jogo de mercado e pelas forças da procura e da Oferta
Preço Natural à O Salário que permitia subsistir e reproduzir sem crescimento nem diminuição.
O Preço Natural não é constante. Varia de acordo com o caso específico dos países, das épocas, ou seja, depende do ambiente em que se esteja inserido.
Este Preço tende a elevar-se (tomemos em consideração por exemplo, o facto, de o bem estar passar a incluir objectos que antes eram consideradosde luxo e que com o progresso