Trabalho de Historia
Professora: Ítala Loyane 8º Ano Disciplina: História
RESUMO: TEMAS 4, 5 E 6
Equipe: André Nº01 Raul Nº20
Santo Antônio de Lisboa-PI 23/05/2014
O início da revolução
As diversas fases da Revolução Francesa expressaram as diferenças que havia entre os membros do terceiro estado.
A Assembleia Nacional Constituinte.
Na assembleia dos Estados Gerais, a liderança burguesa do terceiro estado não aceitou a votação por estado, como exigiam o clero e a nobreza. Assim, em junho de 1789, o terceiro estado retirou-se da reunião e proclamou-se em Assembleia Nacional Permanente até que uma Constituição fosse estabelecida.
Em julho, os Estados Gerais ganharam o nome de Assembleia Nacional Constituinte.
A queda da Bastilha
Em 14 de julho de 1789, os parisienses concentraram-se em frente à Bastilha, prisão e arsenal militar e símbolo do absolutismo francês. A manifestação resultou na tomada da prisão pelos populares.
A monarquia constitucional
Em agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte aboliu o dízimo eclesiástico e todas as obrigações feudais que pesavam sobre os camponeses. Em seguida, aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, composta de 17 artigos.
As medidas aprovadas demonstraram o domínio da grande burguesia nessa primeira fase da revolução e os limites das mudanças. As reivindicações populares relativas à justiça social e econômica não foram atendidas.
Nasce a República Francesa
Em abril de 1792, a França entrou em guerra com a Áustria e a Prússia. O rei e os contrarrevolucionários incentivaram a guerra acreditando que a França seria derrotada e que eles poderiam restaurar o Antigo Regime.
A