Trabalho De Historia C Pia
O Hamas ("Movimento de Resistência
Islâmica") uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico da
Palestina.
1.2 História
O Hamas foi criado em 1987, no início da Primeira
Intifada, pelos xeques Ahmed Yassin, Abdel Aziz alRantissi e Mohammad Taha da ala palestina da Irmandade Muçulmana do Egito.O braço político e beneficente da Irmandade Muçulmana é então reconhecido oficialmente por Israel. O grupo se concentrava na ajuda social e em projetos religiosos, com uma intensa ação social e comunitária.
Segundo várias fontes, a Irmandade Muçulmana palestina, durante os anos 1970 e 1980, foi financiada direta ou indiretamente por diferentes Estados, como a Arábia Saudita e a Síria, mas também pelo Mossad, o serviço secreto israelense.
1.3 Ação política e social
O Hamas se define como um movimento de resistência palestino, cujos princípios se baseiam no Corão. Seu programa político tem como ponto fundamental a instauração de um
Estado palestino abrangendo toda a Palestina histórica. O Hamas não reconhece o Estado de
Israel, e a este se refere como "entidade sionista".
Nesse aspecto, opõe-se ao Fatah. Em sua carta de princípios, publicada em 1988, o Hamas prega a criação de um Estado palestino islâmico e portanto a extinção do estado de Israel.
1.4 Luta armada
As primeiras ações armadas do Hamas ocorrem com o início da Primeira Intifada.
Inicialmente atacam rivais palestinos e depois, os militares israelenses. Posteriormente suas ações passaram a ter como alvo tanto os militares como os civis israelenses. Entre abril de 1993 e 2005, o Hamas promoveu ataques suicidas que visavam essencialmente a população civil, a exemplo dos ataques realizados contra o Dizengoff Center, em 1996, e contra apizzaria Sbarro, em 2001.
1.5 Hamas e Israel
O Hamas preconiza a luta armada contra Israel e seus civis, por todos os meios, visando à