Diabeticos Atps
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA
POLO TUCURUÍ
TUCURUÍ-PA
2014
INTRODUÇÃO
Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio, que tem uma função bastante simples: aumentar a permeabilidade da membrana plasmática a glicose.
É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue, essa sendo a principal fonte de energia do organismo. Entretanto quando a glicose torna excessiva pode trazer várias complicações à saúde. São alguns nomes populares da Diabetes de Mellitus: hiperglicemia, açúcar no sangue e aumento de açúcar.
Essa patologia como já foi dito anteriormente, é provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, a qual leva sintomas agudos e complicações crônicas.
ALIMENTAÇÃO PARA DIABÉTICOS
O diabete mellitus é uma alteração no metabolismo da glicose causada pela deficiência na produção ou na ação da insulina – hormônio responsável pela diminuição da taxa glicêmica no sangue. Para pessoas com a doença, a ingestão exagerada de alguns alimentos pode ser um perigo. Uma dúvida bastante comum entre elas é sobre como criar e manter uma dieta saudável.
As recomendações nutricionais para esses indivíduos não são tão diferentes da população em geral. A pirâmide alimentar é um guia com o objetivo de propiciar uma noção de proporcionalidade entre os grupos alimentares e a quantidade dos alimentos que devem ser consumidos ao longo do dia. Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água (veja abaixo a descrição de cada um deles).
DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO
Para evitar episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia, faça o fracionamento da dieta , fazendo de cinco a seis refeições ao dia, a cada três horas, com alimentos variados em pequena quantidade.
Realize as refeições em local tranquilo,