Trabalho De Historia Mariana
Mariana Aguiar
Turma 2° EM
Trabalho de História
Profa. Laura P. Mendes Nascimento
Março de 2015
Índice
1. Introdução...............................................................................................p. 3
2. Desenvolvimento.....................................................................................p. 4
3. Conclusão................................................................................................p. 5
4. Referência bibliográfica..............................................................................p. 6
1. Introdução
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um documento culminante da Revolução Francesa, que determina os direitos do homem, tanto individual como coletivo.
Documento influenciado pelos direitos naturais (teoria que procura fundamentar atraves da razão), esses direitos são universais, válidos e exigidos em qualquer lugar.
2. Desenvolvimento
Baseado nos pensamentos iluministas, a assembleia nacional aprovou a declaração em 26 de agosto 1789, e votou definitivamente a 2 de outubro, abreviando em 17 artigos preâmbulo dos ideais libertários e liberais da Revolução Francesa.
Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do homem, visando abarcar toda a humanidade Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 e para a atual. Também foi a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada pelas Nações Unidas.
Estes são alguns exemplos dos artigos da declaração original de 1789:
Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes