Trabalho de Historia da Psicologia
CAPITULO 2
Explique o conceito do mecanicismo. Como esse conceito foi aplicado aos seres humanos?
O Mecanicismo enxergava o universo como uma grande máquina, foi o fundamento filosófico do século XVII, ou seja, a sua força contextual básica. Essa doutrina afirmava serem os processos naturais mecânicos e passiveis de explicação por meio das leis da física e da química.
Qual a relação existente entre o desenvolvimento do relógio o dos robôs e as ideias do determinismo e do reducionismo?
Os relógios e os robôs abriram caminho para a noção de que o funcionamento e o comportamento humano obedeciam às leis mecânicas e os métodos experimentais e quantitativos, tão eficazes na descoberta dos segredos do universo físico, seriam igualmente aplicáveis ao estudo da natureza humana.
Qual a diferença entre a visão de Descartes a respeito da questão mente-corpo e as visões anteriores?
Na teoria de Descartes a mente influencia o corpo, mas a influencia deste sobre a mente, era maior do que se acreditava. A relação não era apenas unilateral, mas mútua.
Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova Psicologia?
O Positivismo era a doutrina que reconhecia somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis. Contribuiu para a nova Psicologia de forma a ser uma ciência mais exata pois era baseado exclusivamente nos fatos observáveis objetivamente e indiscutíveis.
O Materialismo era a doutrina que considerava os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existência e natureza da matéria, influenciou a nova Psicologia de forma que, a Física e Química também são estudadas e aplicadas em processos psicológicos.
Já o Emprismo defendia a ideia de que a mente evolui com o acúmulo progressivo das experiências sensoriais, tanto que, a sensação e a percepção são objetos de estudo psicológicos.
Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus