trabalho de grupo
Os estudos teóricos estavam voltados para o professor e não para o aluno, as aulas eram apenas expositivas com leituras repetitivas tendo como objetivo apenas fixação dos conteúdos, privilegiando a cópia e os exercícios, tudo isso devido a falta da diversidade metodológica. Sem esquecer que a disciplina era severa com regras rígidas e de intimidação, onde o respeito ao professor era prioridade em todos os sentidos.
Já a escola a qual pretendemos atuar é aquela em que o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, pois a escolha dos conteúdos deverá girar em torno dos interesses do aluno. O conteúdo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido e não decorado. Onde aluno é o centro do processo, existindo uma preocupação muito grande com o estado psicológico da criança.
Uma escola com salas-ambiente, pois oferecem mais recursos e estímulos aos alunos. Numa sala-ambiente de geografia, por exemplo, podemos ter mapas, livros paradidáticos, dvd com filmes temáticos, revistas entre outros recursos. As mesas podem ficar dispostas de forma a facilitar o trabalho em equipe, e não em fileiras, como numa sala tradicional.
As atividades devem deixar de lado o sistema repetitivo para dar espaço para a criatividade, pesquisa e produção de conhecimentos. Além dos conteúdos é necessário que a escola favoreça o desenvolvimento de atitudes positivas, atuando na formação do individuo onde convivência harmônica, respeito, paz, solidariedade e princípios de cidadania devem ser levados a sério e incluídos nos programas pedagógicos de forma prática e eficiente. Além disso, a escola na qual