TRABALHO DE GRUPO 4 SEMESTRE
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A Instrumentalidade em Serviços Social 5
2.2 Os movimentos sociais 5
2.3 Políticas setoriais 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
As ações do profissional do Serviço Social envolvem as questões sociais através do caráter humanitário e democrático, fundamentado em valores como a igualdade, unicidade e dignidade da pessoa humana. Sua intervenção ocorre dentro do âmbito individual e coletivo sob diferentes óticas. A sua atuação tem como propósito o enfrentamento por meio das políticas sociais o acesso aos programas socioassistenciais dentro das esferas públicas e privadas.
O profissional do Serviço Social possui formação intelectual e cultural dentro de uma crítica, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e, está amplamente regido pelo comprometimento com os valores e princípios norteados do Código de Ética do Assistente Social.
Desta forma, a assistente social percebido como um profissional participativo aos movimentos sociais com o intuito de descobrir alternativas e possibilidades para a formação de ações que façam frente à questão social e que sejam solidários com o modo de vida daqueles que a vivenciam. Assim, o assistente social tem como prioridade o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável em todos os sentidos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A Instrumentalidade em Serviços Social
A instrumentalidade do Serviço Social é observada diante das necessidades daquelas pessoas que convivem constantemente em situação de vulnerabilidade e risco eminente em virtude sua condição socioeconômica e, devido aos novos rumos que a sociedade vem tomando. Está sendo obrigado a uma buscar o aperfeiçoamento e a redefinição de seu perfil do profissional do