Trabalho De Grafeno
2 O QUE É O GRAFENO O grafeno é um cristal formado por vários átomos de carbono em uma malha hexagonal, dispostos numa única camada, o que o torna desprovido de espessura. Por ser um condutor flexível, transparente e mecanicamente resistente, o grafeno poderá no futuro, ser utilizado em telas ultrafinas, flexíveis e sensíveis ao toque para tevê, computadores, celulares e livros digitais. Transitores de grafeno seriam mais rápidos que os de silício e chips com maior capacidade de processamento poderiam ser fabricados. O grafeno é considerado o elemento estrutural básico de alguns alótropos de carbono, incluindo os fulerenos, os nanotubos de carbono e o grafite.
O nome “grafeno” surgiu da junção dos termos “grafite” e “alqueno”, uma vezque o grafite consiste em várias folhas de grafeno empacotadas (HAMILTON &BARRON, 2010). Descrições como “camada de grafite”, “camada de carbono” ou “folha de carbono” têm sido ainda utilizadas para descrever o termo grafeno, porém se considera correto utilizar este termo apenas quando reações, relações estruturais ou outras propriedades de camadas individuais são discutidas e/ou estudadas.
3 MÉTODO DE PRODUÇÃO DO GRAFENO Uma das técnicas para a produção do grafeno é através da esfoliação do grafite .Esta pode produzir materiais livres de defeitos com propriedades excepcionais, porém não é possível produzir quantidades significativamente grandes para viabilizar sua utilização como reforço em nano compósitos. Portando, o desenvolvimento de métodos eficientes que consigam promover sua